Home
Histórico
Empresas Participantes
Sobre a Metalurgia do Pó
Aplicações
Publicações
Eventos
Contato
Aplicações
SMC - COMPÓSITOS MAGNÉTICOS MOLES


Soft Magnetic Composites ou simplesmente SMC são basicamente partículas de pó ferromagnético revestidas por filme isolante elétrico. Este material tem substituído com vantagens os pacotes de chapas existentes em motores e atuadores elétricos, pois enquanto estes possuem como característica a obtenção de forças eletromagnéticas em duas dimensões, o material SMC obtém forças em três dimensões. O resultado disto é a obtenção de motores e atuadores elétricos menores e mais leves com desempenho superior aos motores convencionais.

 

Seguem alguns exemplos de aplicação:

 

1- Motor de corrente contínua sem escovas, utilizados em bicicletas elétricas

 

  

 

 

 

2- Motor de corrente contínua com escovas utilizado em bombas de óleo de freios ABS

 

 

Através de um re-projeto o resultado foi a redução do volume do motor, redução no uso de fios de cobre e diminuição na complexidade de montagem. Segue um comparativo entre o motor feito com pacote de chapas e o novo motor feito com tecnologia SMC.

 

 

3- Motores de fluxo transversal

Este tipo de motor tem como característica principal uma elevada densidade de torque, permitindo que possa ser utilizado em aplicações de tração direta e desta forma eliminando o uso de caixas de redução.

 

 

O motor de tração direta para cadeiras de rodas elétricas utiliza os benefícios do fluxo magnético em 3D, resultando em um motor silencioso, pois não há escovas e nem engrenagens redutoras. Com maior eficiência, passando de 50% para 80%, e de elevada densidade de torque, da ordem de 12 Nm com picos de 90 Nm.

 

 

Os atuadores mostrados a seguir operam em condições severas de uso por se tratarem de aplicações marítimas. Os atuadores hidráulicos anteriormente utilizados foram substituídos por motores elétricos com menor custo de manutenção, que evitaram também problemas de contaminação da carga por vazamento de óleo hidráulico. Outras vantagens obtidas pelo motor são: Alto torque (até 2.000 Nm), simplicidade de montagem, alta precisão e confiabilidade, baixo consumo de cobre e redução no custo total de fabricação.

 

 

4- Motor linear para freezer portátil

O motor linear aqui exemplificado é baseado em dois estatores, interno e externo, feitos em SMC com um ímã entre ambos. O benefício mais marcante alcançado neste projeto foi a drástica redução do número de componentes empregados na construção do motor sem haver perda de desempenho quando comparado com o seu antecessor feito com pacote de chapas.

 

 

5- Injetores de Sistema Diesel

Um componente vital nos sistemas de injeção Diesel dos motores mais modernos é o injetor. Graças às baixas perdas por correntes parasitas, os materiais SMC vêm cada vez mais sendo empregados nestes atuadores. O componente feito em SMC permite uma atuação da válvula mais rápida, precisa, com alta sensibilidade e custo reduzido.

 

6- Atuadores em câmeras fotográficas

O novo motor obtido pela utilização de componentes SMC permitiu um aumento de 50% na velocidade de disparo da câmera e uma unidade mais compacta.

 

 

 

7- Servo motor sem escovas e de corrente contínua

Utilizando-se componentes SMC é possível reduzir em 2/3 o tamanho do sevo-motor quando comparado ao convencional feito com pacotes de chapas.

 

Metalurgia do Pó

Copyright 2011 © - Todos os direitos reservados.
Grupo Setorial de Metalurgia do Pó